Os 5 maiores mitos sobre a Síndrome do Intestino Irritável

Mitos da síndrome do intestino irritável

Recebeu um diagnóstico da síndrome do intestino irritável (SII) e está com medo e perdido em meio a diversos comentários e opiniões divergentes sobre o assunto? Fique tranquilo, leia este post até o final para descobrir de uma vez por todas o que é verdade e o que é mito sobre essa doença.

 

1) Síndrome do intestino irritável pode causar câncer

Vamos começar logo pelo maior medo de todo mundo. E a boa notícia é que é MITO! A síndrome do intestino irritável é uma doença benigna e não há nenhuma evidência científica até hoje de que possa evoluir para um câncer de intestino. Algumas doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, por serem doenças inflamatórias, aumentam o risco de desenvolvimento do câncer colorretal a longo prazo. Entretanto, não é o caso da SII! Paciente com SII tem risco de câncer de intestino igual ao da população geral. Por esse motivo, devem realizar colonoscopia a partir de 45 anos de idade igual a todos.

 

2) É preciso excluir todas as outras doenças para fazer o diagnóstico de SII

É MITO. Vejo alguns pacientes sendo revirados do avesso e fazendo inúmero exames de forma desnecessária. Antigamente acreditava-se que o diagnóstico da síndrome do intestino irritável era feito por exclusão, ou seja, se todos os exames para todas as doenças possíveis fossem normais. Entretanto, hoje sabemos que o diagnóstico é por inclusão, ou seja, existem critérios diagnóstico bem definidos. Se, após uma consulta com uma anamnese bem feita, o paciente preencher esses critérios e alguns exames básicos forem normais, está feito o diagnóstico de SII e o tratamento pode ser iniciado imediatamente. Já comentei aqui sobre o diagnóstico da síndrome do intestino irritável.

 

3) É sempre preciso fazer colonoscopia para o diagnóstico de SII

Também é MITO (e vai trazer alívio para alguns pacientes). A colonoscopia não é um exame obrigatório para o diagnóstico da síndrome do intestino irritável. Durante a consulta e através de alguns exames de sangue e de fezes é possível entender melhor se a colonoscopia será necessária ou não. Basicamente, este exame está indicado para pessoas que apresentam algum sintoma de alarme, como sangue nas fezes, perda de peso importante, anemia, marcadores inflamatórios elevados no sangue, dosagem de calprotectina elevada nas fezes, entre outros. O principal objetivo da colonoscopia costuma ser excluir as doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, outras causas de diarreia crônica como a colite microscópica e também o câncer colorretal. Mas repito, essa é uma minoria dos casos e um bom médico saberá a hora de solicitar esse exame, se for necessário.

 

4) Quem tem SII não pode comer quase nada

MITO. Existem alguns alimentos, conhecidos como FODMAPs, que são altamente fermentativos, ou seja, produzem muitos gases ao serem digeridos pelas bactérias do intestino de pacientes com SII. De fato, uma parcela de pessoas melhora muito ao realizar uma dieta com exclusão desses alimentos. Porém, isso deve ser sempre analisado individualmente e raramente uma dieta extremamente rigorosa é necessária. Como sempre digo, o mais importante é que cada um se conheça profundamente e saiba quais alimentos são piores. Além disso, muitos pacientes com SII têm também supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO), que piora muito a doença. A SIBO, quando tratada, melhora muito os sintomas de SII e por vezes permite a ingesta de alimentos que anteriormente não eram tolerados.

 

5) SII é coisa da minha cabeça

MITO! Muito antigamente acreditava-se que a síndrome do intestino irritável era um problema exclusivamente “psicológico”. Hoje sabemos que transtornos psíquicos como ansiedade, depressão e estresse são uma parte importante da doença, mas muitas outras questões foram sendo descobertas ao longo do tempo, principalmente relacionadas ao próprio intestino, como microbiota intestinal (disbioses como a SIBO), distúrbios da motilidade intestinal e infecções (gastroenterites), cada uma com possibilidades diferentes de tratamento. Portanto, a SII pode ser tudo menos coisa da sua cabeça.

 

 

Agora me conta se já conhecia esses cinco mitos sobre a síndrome do intestino irritável. Se esse conteúdo foi útil, compartilhe com outras pessoas! Até o próximo post!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp

Veja também:

Cada intestino é único!

“Meu marido vai ao banheiro duas vezes por dia e eu só vou a casa dois dias. Devo estar com algum problema”. Frases como essa

Read More »