A colonoscopia é um exame endoscópico indolor e confortável, realizado sob sedação venosa profunda, ou seja, o paciente dorme durante todo o exame e não se lembra de nada. Tem duração de cerca de 45 a 60 minutos. Durante o procedimento, um tubo flexível chamado colonoscópio é inserido pelo ânus e examina-se o todo o intestino grosso e o íleo terminal (parte final do intestino delgado). Esse aparelho possui uma câmera em sua extremidade que transmite as imagens em tempo real e em alta definição para um monitor, permitindo a visualização de toda a parede interna do intestino.
Para que o exame tenha a melhor qualidade possível, é necessário realizar uma dieta sem resíduos e um preparo intestinal prévio com laxantes a fim de limpar completamente o intestino, permitindo que o médico enxergue até mesmo lesões milimétricas. Habitualmente, uma etapa desse preparo é realizada em casa e o restante na clínica ou no hospital. Nos locais onde trabalho (Hospital Barra D’Or e clínica Pró-Vídeo), essa segunda etapa é realizada em quartos individuais, com conforto, privacidade e segurança, além de acompanhamento de uma enfermeira com experiência neste tipo de exame.
Como qualquer exame ou cirurgia, a colonoscopia possui alguns riscos, mas que são bem baixos. A dor abdominal após o exame pode ocorrer pela insuflação de ar durante o procedimento, mas é minimizada pela retirada da maior parte desse ar ao final do exame e uso de medicações anti-gases. Pequenos sangramentos podem ocorrer após a retirada dos pólipos, mas costumam ser autolimitados. Já a complicação mais temida é a perfuração intestinal, que é bastante rara. O médico pode usar alguns instrumentos durante o exame para conter sangramentos e fechar perfurações. Em casos mais raros ainda, uma cirurgia pode ser necessária. Além disso, um cuidado maior deve ser tomado com pacientes muito idosos, para evitar a desidratação durante o preparo. Por isso, converse sempre com seu médico e tire todas as suas dúvidas.
A consulta pré-colonoscopia com o médico que irá realizar o exame, quando possível, é muito importante! Nessa consulta, o paciente tem a oportunidade de conversar comigo sobre suas dúvidas e medos, além de receber uma orientação e preparo personalizados de acordo com seu caso.
Para que serve?
A colonoscopia é um exame obrigatório e fundamental para a prevenção do câncer de intestino (câncer colorretal). Durante sua realização, é possível identificar e já retirar pólipos, que são pequenas lesões benignas que podem crescer se tornarem malignas com o tempo. Por isso, a realização da colonoscopia com a identificação precoce desses pólipos e sua retirada é a forma mais eficaz de prevenir o câncer de intestino. Atualmente, está indicada para todas as pessoas acima de 45 anos de idade, independente da presença ou não de sintomas, ou até mais cedo, em caso específicos, como histórico familiar de alguns tipos de câncer. A regularidade do exame depende de alguns fatores que devem ser discutidos individualmente.
Além disso, é um exame útil para avaliação de sintomas como dor abdominal, diarreia crônica, sangramento nas fezes, anemia, entre outras. Permite o diagnóstico de algumas doenças que acometem esses órgãos, como divertículos, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, colite microscópica, proctite actínica, entre outras. A colonoscopia permite ainda a realização de procedimentos para tratamento de algumas condições, como estenoses de anastomoses após cirurgias, estenoses inflamatórias (pela doença de Crohn, por exemplo) e neoplásicas, tratamento da proctite actínica com plasma de argônio, entre outras. Veja abaixo alguns desses procedimentos que realizo: