Alimentos proibidos

Você conhece os alimentos que são proibidos para quem tem refluxo? E aqueles que quem tem gastrite nunca pode comer?

NÃO? Que bom! Porque eu também não conheço!

Explico: simplesmente não existem alimentos de fato proibidos quando falamos de refluxo, gastrite, intestino irritável, intolerâncias alimentares e outras condições frequentes da gastroenterologia (veja a única exceção ao final do texto).

Vejamos o caso da doença do refluxo gastroesofágico. Sabemos que algumas bebidas e alimentos podem precipitar sintomas de refluxo em quem tem essa doença. Bebidas alcoólicas, gasosas e cítricas, alimentos gordurosos, pimentas, condimentos e chocolate são alguns exemplos. Mas isso significa que são proibidos? De forma alguma.  Por dois motivos: 1) não é uma regra que essas substâncias irão de fato piorar o refluxo em todo mundo; 2) a quantidade ingerida que provoca sintomas é extremamente variável entre cada pessoa. É tudo muito individual.

Quando o assunto é “gastrite” (cujo termo correto é dispepsia funcional) é mais difícil ainda tentar seguir uma regra. Tem gente que consegue beber suco de limão puro em jejum e tem quem passe mal com água de coco.

E a síndrome do intestino irritável? Essa é fácil, é só fazer a dieta com baixa quantidade dos alimentos chamados FODMAP’s, não é mesmo? Longe de ser tão simples. A lista desses alimentos é enorme e muitos podem nem provocar sintomas. Cortar todos os alimentos sem uma avaliação adequada é inviável e pode provocar acarretar problemas nutricionais sérios.

O que fazer então? Antes de fazer restrições exageradas por conta própria, comece adotando uma alimentação mais saudável, com menos alimentos industrializados e com conservantes, menos carne vermelha processada (como linguiça, salsicha e salame) e menos bebida alcoólica. Cuide da saúde mental, faça mais atividade física e abandone o cigarro.

Em seguida, faça o SEU diário alimentar, anotando o que come e bebe e tenta relacioná-los com seus sintomas. Com esses dados em mãos, converse com seu gastro e seu nutricionista para uma avaliação individual, diagnóstico correto e medicação, se necessário. Evite seguir restrições genéricas e muito rigorosas. Isso pode provocar um problemão no futuro.

E qual a exceção que falei lá no início? É a doença celíaca, uma doença autoimune desencadeada pela ingesta de glúten. Quem tem essa doença está de fato proibido de ingerir alimentos que contenham glúten, sob risco de complicações graves, inclusive câncer de intestino.

Agora, quer saber mais sobre quais alimentos tem maior probabilidade de causar sintomas em determinadas doenças e que, por isso, deveriam ser evitados? Navegue pelo site e encontrará todas essas informações.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp

Veja também:

Cada intestino é único!

“Meu marido vai ao banheiro duas vezes por dia e eu só vou a casa dois dias. Devo estar com algum problema”. Frases como essa

Read More »